Documentário que resgata história da cidade de São Rafael é lançado por alunos da Uern

Documentário que resgata história da cidade de São Rafael é lançado por alunos da Uern


Com duração aproximada de 27 minutos, o documentário conta a história do município que foi completamente submerso pelas águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em 1983, fazendo com que uma nova cidade fosse construída para abrigar as famílias que antes habitavam o lugar.

"Já conhecia alguns trabalhos falando sobre o processo de implantação da barragem Armando Ribeiro, e por meio desses artigos eu conheci mais de perto o sofrimento das pessoas que viveram esse processo de mudança. Então, quando tive, junto com os colegas de turma, que escolher o tema do Trabalho de Conclusão de Curso, eu sugeri aos companheiros de curso André Araújo, que já tinha mais experiência que eu na área do audiovisual, e a Anna Oliveira , pra gente gente fazer um documentário sobre a história da cidade. Já que os poucos trabalhos que eu tinha conhecimento eram de cunho acadêmico e trabalhos escritos", conta Ceiça Guilherme, uma das diretoras do documentário.

Segundo a diretora, a principal proposta do documentário é registrar os prejuízos simbólicos e subjetivos sofridos pela população de São Rafael, apresentando detalhes dessa história para além da universidade. "É uma história que precisa ser contada. Queremos dar visibilidade, através da linguagem audiovisual, às histórias vividas e reconstruídas subjetivamente. Sabemos que a implantação da barragem acarretou prejuízos financeiros, mas nosso foco é trabalhar o lado subjetivo da história. A dificuldade que as pessoas tiveram de sair do seu lugar de origem", diz.

O processo de produção do "São Rafael: Águas passadas que movem moinho" durou cerca de quatro meses, período em que foram realizadas diversas visitas na cidade antes da gravação final. "Na etapa de produção do documentário, primeiro firmamos uma parceria com o Grupo de produtores independente Caminhos, Comunicação e Cultura, que desenvolve projetos audiovisuais", complementa Ceiça Guilherme.

O próximo passo do grupo que idealizou o Trabalho de Conclusão do Curso (cuja nota final atribuída pelos professores da Uern foi 10) é lançar o documentário também em Mossoró ainda esse ano, e também inscrevê-lo em festivais de curtas pelo país. "Queremos agradecer a toda equipe que fez parte dessa iniciativa. Além dos colegas Anna Oliveira e André Araújo, contribuíram com a realização desse trabalho Edileusa Martins e Marbenes Maia, do Departamento de Comunicação Social da Uern, os professores Ana Lúcia e Jucieude Lucena, e Alexandre Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte", conclui Ceiça Guilherme.

Fonte: Jornal O mossoroense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noticias do cangaço!!!

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski