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Mostrando postagens de outubro 5, 2013

Os dez mandamentos do teatro pobre

Importante formador de atores, o polonês Jerzy Grotowski (1933-1999) foi responsável por algumas das mais importantes revoluções do teatro no século 20. Com seu conceito de teatro pobre, reduziu a cena ao essencial – iluminação e cenário ficam, portanto, de fora.  1) É fazendo que se aprende Depois do ator russo Constantin Stanislavski, ninguém mais explorou a natureza da arte do ator tão profundamente quanto Grotowski. Esta é a opinião do diretor de teatro inglês Peter Brook. O polonês priorizava a pesquisa. Seu objetivo deixou de ser o espetáculo. “Os ensinamentos dele iluminam meu trabalho artístico”, diz Celina Sodré, diretora da companhia carioca Studio Stanislavski. O encenador polonês, com quem ela teve contato nos anos 80, mudou sua vida. “Devo a ele praticamente tudo que sei sobre a arte do ator e da direção teatral.” Para Celina, o principal legado do diretor resume-se numa de suas frases: “O conhecimento é uma questão de fazer”. 2) Em cena, apenas o essencial Nada de cenári

Escambo em Mossoró !!

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Aconteceu em Moroso o movimento livre de te teatro de rua mas conhecido como escambo, artista de diversa regiões participaram do movimento com espetaculos e esquetes teatrais. O movimento ainda contou com cortejos e o tradicional escambar momento onde artistas expoem de forma livre seus doms atraves da musica poesia e interferências teatrais, grafite, pau e lata poetisas e muitos outros participaram desta grande festa popular, pela primeira vez mossoró foi palco deste movimento, os bairros da baixinha , lagoao do mato e alto da Conceição foram os privilegiados, recebendo esses artistas que contribuíram para alicerçar a cultura do município, e , a acima de tudo interagir com as novas gerações do teatro que viram daqui para frente.