Postagens

Mostrando postagens de maio 17, 2017

A rua e a comicidade popular

Como esses três elementos se entrelaçam no teatro de rua brasileiro atual? A rua é o espaço cênico, o popular é o universo inspirador e estético e o cômico, presente na quase totalidade dos trabalhos, é o elemento provocativo e reflexivo. Os três elementos unidos revelam posicionamentos políticos, maneiras de ser e de fazer, portanto, demonstram a relação dos coletivos com o mundo. A rua   Se as cidades são grandes mercados, a rua, na sociedade capitalista, é um escoadouro do capital, por onde circulam as mercadorias e a mão de obra. Quando o teatro se coloca nesses ambientes rompe, mesmo que por instantes, com essa lógica, pois dar novo significado e torna o transeunte um espectador, um fruidor da arte teatral. É possível definirmos o teatro de rua como uma manifestação marginal que utiliza o corpo e o discurso no espaço aberto urbano a serviço do estético, apropriando-se ou não da paisagem urbana como cenário, de maneira a permitir a fruição a um público passante. Por isso

POR UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA OS FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS!

Imagem
REDE BRASILEIRA DE FESTIVAIS DE TEATRO  CARTA DE SÃO PAULO URGENTE – POR UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA OS FESTIVAIS DE ARTES CÊNICAS Neste momento em que estamos aqui reunidos, dezenas de programadores, centenas de artistas, milhares de espectadores, agregados pela MITsp, em meio à grave crise democrática e econômica porque passa o Brasil, a Rede Brasileira de Festivais de Teatro, articulação que abrange mais de 60 festivais em todas as regiões do país, vem a público reivindicar, urgentemente, a construção de uma política pública para a sobrevivência dos festivais realizados no Brasil. Os festivais de artes cênicas têm papel fundamental e decisivo na difusão e circulação da produção das artes cênicas no Brasil. Promovem um intenso trabalho de formação de público, descentralização cultural, fomento ao intercâmbio nacional e internacional, qualificação artística, técnica e de gestão, contribuindo para a difusão da imagem do Brasil no exterior, além de impulsionar mercados d