No ultimo Domingo dia 27 de março aconteceu no Hotel Thermas em Mossoró o I Seminário Escola das artes, com objetivo de formular proposta para o aprimoramento e criação da Escola de artes de Mossoró. a escola irá contemplar as artes cênicas, musica e dança. Um grande número de artistas compareceram ao hotel, onde prestigiaram o documentário “Caminhada sem futuro” que mostra a luta dos artistas Mossoroenses na década de 90 por melhor investimento por parte do poder municpal na cultura da cidade, o fruto dessa luta podemos ver hoje consolidada na cidade, o teatro Dix-Huit Rosado é hoje o maior exemplo da conquista dessa luta. O professor da CAL, Centro de artes das Laranjeiras do RJ, Fernando Boer esteve presente expondo sua experiência ao longo de anos a frente da CAL, autoridades presentes como A prefeita e outros secretários Municipais participaram ativamente do seminário (“...Hoje aconteceu um fato histórico, estou presenciando pela primeira vez, eu que nunca participei de uma reunião que a prefeitura abrisse uma escola de arte, eu participei de reuniões onde artistas estão lutando pelo processo de ressistencia pra conseguir um outro momento que é a liberdade de se fazer arte ...”) disse Fernando Boer professor da CAL.
Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski
Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski Texto: Cristina Tolentino Quando Grotowski entrou em contato com o mundo do teatro, compreendeu que o ator que buscava, o ator que considerava absolutamente necessário para realizar seu projeto, teria que romper, em primeiro lugar, com este círculo perverso ensaios-espetáculos. Este círculo, segundo ele, encerra o ator desde o começo de sua carreira em uma rotina sufocante que chamam de "profissão" e apaga suas aspirações criativas. Portanto, o primeiro objetivo de Grotowski ao criar o Teatro das 13 Filas foi diminuir o ritmo dos preparativos para o espetáculo; reservar cada vez mais tempo para os ensaios; deixar mais tempo livre para o treinamento. Grotowski buscou desde o início do seu trabalho um espaço pedagógico, uma escola, um laboratório, um lugar em que o ator pudesse adquirir, conservar e aperfeiçoar os elementos ético-técnicos indispensáveis para sua atividade criativa. Dentro dessa perspecti
Comentários
Postar um comentário