'Giovanni Improtta' remete à anarquia estética de 'Pulp fiction', diz Wilker

O filme “Giovanni Improtta”, que entra em cartaz nesta sexta-feira (17), representa um elo entre uma novela das 21h (“Senhora do destino”), uma cultuada série americana (“Família Soprano”) e dois filmes idem (“Pulp fiction”, de Tarantino, e “Fargo”, dos irmãos Coen). Quem aponta as referências é o próprio diretor e protagonista, José Wilker. Em entrevista ao G1, ele diz: ““Eu me lembrei um pouco de ‘A família Soprano’, um pouco da anarquia estética do ‘Pulp fiction’, da anarquia estética do ‘Fargo’”.

Nesta sua estreia como cineasta, Wilker conta a história de um personagem do folhetim deAguinaldo Silva, exibido entre 2004 e 2005. Era um bicheiro – ou “contraventor”, na autodescrição. O diretor resume a nova proposta: “A gente está debochando desta porra aqui. Não é uma tese acadêmica, é uma diversão”. Assista no vídeo acima à entrevista com José Wilker.

Ele reconhece que “Giovanni Improtta” tem bastante violência, mas não no sentido de haver sangue excessivo ou assassinatos em sequência. “A gente podia fazer um filme que ficasse batendo na tecla da violência. E eu descobri que a violência maior não era a violência que você pode exibir no tiroteio”, aponta. “A dificuldade do Giovanni Improtta em ocupar espaço num clube de corruptos é enorme. Ele não é aceito. Isso é uma violência enorme, contada com muito senso de humor.”

Wilker aponta, por outro lado, que a premissa do longa antecede o próprio personagem. “Minha vontade era falar desse Rio de Janeiro novo, do ponto de vista físico, social, econômico, afetivo. Isso que me veio antes. Aí, eu queria ver como eu podia falar disso sem ser sisudo, carrancudo”, afirma. Assim veio a decisão de se "usar" Giovanni.

Na conversa, Wilker comenta por fim que acha positiva a aproximação entre cinema e TV. “O que está acontecendo, que acho interessante, é que de uns anos para cá passou a haver uma colaboração mais estreita de dois veículos que precisam colaborar um com o outro.”
José Wilker protagoniza o filme 'Giovanni Improtta', baseado em seu personagem na novela 'Senhora do destino' (Foto: Divulgação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noticias do cangaço!!!

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski