São João del-Rei: Capital Cultura Brasileira em 2007

Nesta matéria podemos comparar a época porque Mossoró perdeu o titulo de capital Brasileira da cultura, só o fato da simples leitura ja deixa claro e evidente os fatores.

São João del-Rei: Capital Cultura Brasileira 2007

São João del-Rei tem 301 anos. São três séculos de história, arte, cultura. Trezentos anos de tradições que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil. No passado, foram homens e mulheres são-joanenses, como Joaquim José da Silva Xavier, Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, Padre José Maria Xavier, para citar alguns, que mudaram conceitos artísticos e políticos. São-joanenses que reinventaram a música, a escultura, o próprio conceito de liberdade. São-joanenses que escreveram a história nos jornais como o jornalista Otto Lara Resende. Que traduziram em drama, comédia, tragédias do nosso cotidiano, como o autor , ator e diretor de teatro, Jota Dangelo. Ou ainda que mudaram a história como o presidente Tancredo Neves que tirou o Brasil do julgo da ditadura militar. 

Hoje, os filhos da terra continuam a ditar novos costumes. A criar formas, texturas, hábitos. Escrevem versos. Levam música a todos os cantos do mundo, como o maestro Marcelo Ramos. São João del-Rei foi, é e continuará sendo por mais trezentos anos pólo produtor e difusor de arte e cultura. Capital de um país cuja história foi forjada muitas vezes nestas ruas estreitas, tendo como testemunha o silêncio dos casarios coloniais. 

Fatores que contribuíram para que São João del -Rei fosse eleita Capital Brasileira da Cultura 2007

- São João del-Rei é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais. Completou 300 anos em 2005
- Possui um dos mais importantes patrimônios históricos do Brasil.
- Uma das marcas da cidade é sua intensa efervescência cultural. Existem em São João del-Rei duas orquestras bi-centenárias, a Lira Sanjoanense e a Ribeiro Bastos que, com suas músicas sacras barrocas alimentam a tradição religiosa são-joanense
- A cidade preserva na sua semana-santa todos os rituais centenários, como celebrações em latim, procissões, ofício de trevas e rasouras.
- As festas populares como o carnaval, a folia de reis e os grupos de congados também têm destaque na rotina cultural local.
- Tem inúmeras igrejas de estilo barroco e neoclássico. Os altares se destacam por sua grandiosidade e pelo requinte dos detalhes arquitetônicos e ornamentais. 
- Possui um sistema de comunicação único de toque de sinos. 
- Conserva marcos da arquitetura colonial mineira como o prédio sede da prefeitura, a casa do barão de Itambé, os solares do barão de São João del-Rei, da baronesa de Itaverava, dos Lustosas, dos Neves, o casario da rua Santo Antônio e muitos outros. 
- Abriga atrações turísticas ímpares como a estação ferroviária que proporciona ao turista o agradável passeio na centenária Maria Fumaça até Tiradentes.
- Os são-joanenses deixaram e deixam marcas profundas na história do país. Entre os são-joanenses ilustres estão Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Mártir da Inconfidência, Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, heroína da Inconfidência e o ex-presidente Tancredo Neves, que foi o responsável por acabar com a ditadura militar e levar o Brasil para a Nova República.

Museu 
de Arte Sacra

Vista geral da cidade com córrego
do Lenheiro


Museu Regional 
de São João del Rei

Centro Cultural da Universidade 
Federal de São João del Rei

Objetivos do Projeto

- Contribuir para a divulgação da identidade e da diversidade cultural brasileira, através da promoção das culturas regionais existente no Brasil.

- Valorizar o patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial, colaborando para a sua preservação e potencializando a utilização racional dos recursos culturais, turísticos e ambientais.

- Divulgar os atrativos do Brasil, fomentando o desenvolvimento do turismo interno e abrindo novas perspectivas para recebermos o turismo internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noticias do cangaço!!!

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski