Festuern chega aos 10 anos de história apoiando a arte e descobrindo talentos no teatro da cidade.
Festuern chega aos 10 anos de história apoiando a arte e descobrindo talentos no teatro da cidade
Apresentação de teatro no FestuernFoi lançada na última quarta-feira (2), a décima edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, (Festuern). Neste ano, o Festival aborda o tema “Teatro Nordestino”, e o grande homenageado será o escritor Ariano Suassuna, cujas obras servirão de inspiração para os espetáculos teatrais e para a equipe artística do Festival. O lançamento foi aberto pelo Quarteto de Guitarras do Conservatório de Música D'alva Stella Nogueira Freire. O aniversário de dez anos do Festuern prova que o evento se consolidou no cenário local como um dos mais importantes, quando se fala da revelação de artistas e na abertura de espaço para que jovens se aproximem do teatro, que é usado também como ferramenta pedagógica.
Para Rômulo Macário, que participou das edições do Festuern em 2009, 2010 e 2011, o evento foi muito importante em sua vida, pois permitiu, através dos ensinamentos do teatro, que ele se tornasse uma pessoa mais proativa, com melhor relacionamento e capacidade de se expressar.
“Participar do Festuern foi muito importante, a experiência me ajudou a melhorar minha atuação, leitura, dicção e concentração. Eu era muito tímido, e consegui vencer isso. Aconselho a todos que participem, vale muito a pena. Tenho certeza que ajuda a nos tornar uma pessoa melhor”, comenta Rômulo.
Jéssica Marina Rodrigues comenta que participou do Festuern em 2012. Ela diz que nesta edição sua escola se classificou entre as cinco melhores do festival e ela teve a oportunidade de participar do circuito Festuern, que viajou por várias cidades do interior do Estado.
“Foi uma experiência incrível, conheci muitas pessoas e cidades, para além do aprimoramento da interpretação teatral aprendi a conviver com os outros, e entender as peculiaridades de cada um dos artistas que viajou”, explica Marina.
Nesta edição, 30 escolas estão participando do Festuern, sendo 15 estaduais, 13 municipais e dois institutos federais, dos seguintes municípios: Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Barcelona, Currais Novos, Guamaré, Lajes, Macau, Mossoró, Patu, Pau dos Ferros, Pendências e São Gonçalo do Amarante. O projeto tem como objetivo unir à arte à educação e proporcionar a criação de grupos teatrais permanentes nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, de forma a transformar socioculturalmente a comunidade escolar.
As apresentações do festival serão realizadas no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, de 13 a 20 de outubro. Este ano também contará com a terceira edição do Circuito Festuern, que oportunizará aos cinco espetáculos apresentados no Festival uma turnê entre várias cidades do Rio Grande do Norte.
Ariano Suassuna: o grande homenageado da festa
Segundo o pró-reitor de Extensão da Uern, Etevaldo Almeida, Ariano Suassuna foi escolhido para ser homenageado no Festival devido a sua importância para a cultura nordestina. “A nosso ver, Ariano Suassuna é o maior representante do teatro nordestino”, afirmou, ressaltando que o Festuern é considerado o maior evento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o maior festival de teatro escolar do Estado.
Ariano Suassuna é paraibano, tem 87 anos, é dramaturgo, romancista e poeta, imortalizado por obras como o lendário “Auto da Compadecida”, onde retrata com nitidez a dura realizada do sertão nordestino brasileiro. Seu trabalho é repleto de metáforas que permitem que o drama se converta em divertidas gargalhadas.
Ainda estudante de Direito, Ariano fundou Teatro do Estudante de Pernambuco. Em 1947, escreveu sua primeira peça: “Uma mulher vestida de Sol”. Anos depois, escreveu Auto de João da Cruz, que recebeu o Prêmio Martins Pena, o aclamado Auto da Compadecida,em 1955, O Santo e a Porca - O Casamento Suspeitoso, de 1957, A Pena e a Lei, de 1959, A Farsa da Boa Preguiça, de 1960, e A Caseira e a Catarina, de 1961.
Fonte: Jornal O mossoroense.com.br
Fonte: Jornal O mossoroense.com.br
Comentários
Postar um comentário