CARTA AOS BRINCANTES CARNAVALESCOS
ENTRUDO MARIA ESPAIA BRASA
CARTA AOS BRINCANTES CARNAVALESCOS
Mossoró 13 de Janeiro de 2015.
CARTA AOS BRINCANTES CARNAVALESCOS
Mossoró 13 de Janeiro de 2015.
A Comissão Organizadora do Entrudo Maria Espaia Brasa, vem por meio desta, informar que a MARIA não sairá neste carnaval de 2015.
Esta carta vem com o intuito explicativo a todos os seus parceiros e foliões, que durante todos esses anos, desde 2001 quando se deu o início de forma pequena e intimista, ideia originada de um grupo do movimento negro e foliões do Bairro Santo Antonio com o objetivo de fortalecer o carnaval da cidade, e que no ano de 2014, viu de forma emocionada um mar de pessoas, mais exatamente 23 (vinte e três mil pessoas) que acompanhava a mais famosa Boneca Negra do Estado.
Conduzido de homenagens, o nosso bloco se levanta e descortina um carnaval sem igual, feito ainda com dificuldades e lutas de uma Maria Espaia Brasa que renasce todo ano, se reinventando sem perder a tradição, se renovando sem perder o caráter, se modernizando sem desprezar o seu passado, sempre e cada vez mais presente.
Chegamos à certeza que a Maria Espaia Brasa cresceu! Com esse crescimento vieram também grandes responsabilidades. Com isso queremos dizer que a sua estrutura (policiamento, trânsito, mini trios, sanitários e interdição do percurso cultural) se tornou grandiosa, a insegurança na nossa cidade virou realidade desde muito tempo e a falta de patrocinadores (realidade esta em todo país quando se diz respeito à arte e a cultura) inviabilizando assim a saída do entrudo.
Hoje após cálculos feitos, chegamos a um valor de gastos de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para a realização e desfile do Bloco Boneca Maria Espaia Brasa para o ano de 2015. A Prefeitura Municipal de Mossoró apresenta um valor de apenas R$ 6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), o que é inviável para um bloco de rua com tamanhas proporções populares! Além de tudo há um tempo mínimo de se fazer um carnaval a altura dos foliões de Mossoró que aprecia o nosso bloco, com menos de um mês para se preparar tudo.
Hoje é dia de colocar todos esses sorrisos da nossa cidade no caminho pra que a Maria Espaia Brasa pise nesse chão devagarzinho, feito um mar de energia, pra todo mundo não passar com dor, mas com muito amor no peito, por que todo folião da Maria é antes de tudo um apaixonado e por isso já é vencedor por natureza.
A Boneca Maria Espaia Brasa é antes de tudo a cultura de um povo! Sem esquecer que fazemos história, pois sem o povo história não há.
Desde já agradecemos a todos! Todos os parceiros, a Imprensa Escrita, Ouvida e Televisada da nossa cidade, a todos os colunistas que de forma direta ou indireta que vieram somar para o acontecimento do nosso carnaval, seus amigos,compadres, comadres e foliões. Agradecemos as escolas de samba que tão brilhantemente erguem suas bandeiras e bailam a passar na avenida da vida, aos blocos de frevo que no compasso da dança driblam a tristeza e brilham no salão da alegria, aos nossos ursos que para brincarem esquecem o calor e sambam no Pingo da Mei Dia.
Agradecemos as nossas crianças que veem na boneca um brinquedo que traz emoção e um outro sentimento, que dias melhores virão. Agradecemos aos nossos foliões mais experientes que em outros anos descobriram a magia do carnaval numa época em que a inocência se confundia com os gracejos, as Bonecas Maria Manda Brasa e Mamãe Dolores idealizadoras da ação do primeiro sopro do clarim mostrando a Mossoró o que era um carnaval de rua.
Agradecemos aos maracatus que nos mostram uma essência sem igual cobrindo de ritos e encantamentos o nosso carnaval e em especial ao meu Bairro Santo Antonio tão populoso e cheio de vida, lugar que nasci e cresci em meio a serpentinas, purpurinas, colas e gliters, foi assim que descobri a alegria do carnaval. A Maria não é mole não! Ela é cheia de garra, e veio mais uma vez para queimar o asfalto, e deixar sua marca na avenida e nos corações.
Sempre com a presença de grandes foliões, bordada de alegria, respeito, paz e adversidade, para nos dar sorte e abrilhantar ainda mais nossa comunidade feita por pessoas tão dignas e batalhadoras. Com graça, com harmonia, com beleza, com qualidade, com comunidade, com voz na garganta, com samba no pé, deseja marcar mais uma vez a história do carnaval de Mossoró!
Enfim obrigada! É chegada à hora de tirar do peito aquilo que a gente sente, juntos, todos nós, muito unidos numa só voz dentro do coração! Soltando um grito - Alôôôôôôôô Santo Antonio! É chegada a hooooooooooooooora! – (Este ano não teremos o prazer de escutá-lo) Alô a todos os bairros!
Podemos não concertar o começo, mas se a gente quiser podemos mudar o final! Chegou à hora!Saudações Carnavalescas! Viva a Maria Espaia Brasa! Viva o Carnaval de Rua!
Maria Espaia Brasa
Este é o texto oficial.
Comentários
Postar um comentário