O começo de tudo, Escola de Artes de Mossoró
O começo de tudo, muito suor , garra e muita luta fazem o passado glorioso de Mossoró, artistas reescreveram na lapida da eternidade essa história gloriosa, um exemplo de luta e muita inspiração para os jovem artista do futuro.
Foto : Arquivo do Grupo Arruaça de Teatro/todos os direitos reservados ao Grupo. |
No ultimo dia 27 de Março foi inaugurada a escola de artes de Mossoró, um fruto de uma luta da maioria da classe artística de Mossoró que há anos atras saiu num cortejo pedindo e reivindicando melhorias para a classe cultural da cidade.
Foto : Arquivo do Grupo Arruaça de Teatro/todos os direitos reservados ao Grupo. |
Foto : Arquivo do Grupo Arruaça de Teatro/todos os direitos reservados ao Grupo. |
muitos foram as ações que resultaram para esse processo de democratização e criação da escola das artes e da construção de um dos maiores teatros do nordeste, o teatro Dix-Huit Rosado, um exemplo dessas ações destaca-se o movimento da limpeza da calçada do cine caiçara um espaço ocupado pelos artistas de Mossoró que na época contou com a oficina do ator Global Estênio Garcia, do qual anos depois voltaria a Mossoró para inaugurá a escola de artes.
Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró |
Este futuro sonhado por muitos se concretizou neste ultimo 27 de Março, dia mundial do teatro, artistas , políticos e a sociedade prestigiou a inauguração da escola de artes de Mossoró, participando como no passado da aula inaugural proferida pelo próprio ator Estênio Garcia que falou da importância de termos uma escola que possa contribuir para formação e o aprendizado de novas gerações de artistas. Vale salientar que todo esse fruto vem da classe artística que se mobilizou num proposito de fomentar a cultura mossoroense e difundir a arte teatral da cidade através dos artistas locais . mais do que nunca a frase " O povo que não cultiva seu teatro, se não está morto, está moribundo" frase do Garcia Lorca. Dramaturgo espanhol, que coloca sabiamente o valor de se dar valor ao teatro como fonte de crescimento cultural da nação .
Foto : Arquivo do Grupo Arruaça de Teatro/todos os direitos reservados ao Grupo. |
pois bem, ai esta a escola de artes de Mossoró inaugurada para servi a população e a futura geração de artista, os votos são de sucesso e que o futuro posso vir com mais avanços para os velhos mestre do teatro e para os pupilos do futuro.
Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró |
Foto: Prefeitura Municipal de Mossoró / Governadora Rosalba Ciarline e a Prefeita Fáfá Rosado |
Emocionada, a prefeita Fafá Rosado iniciou o seu discurso, citando as realizações no seu governo na área da cultura. Ela enumerou a implantação do Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, a construção do Memorial da Resistência, a Indústria do Conhecimento, em parceria com o Sesi, a criação da Lei de Cultura Vingt-Un Rosado, a instalação do Conselho Municipal de Cultura e o Prêmio Fomento.
“Como ficamos orgulhos, meus amigos e amigos, ao ver os artistas se apresentando nesses espaços e conquistando novas perspectivas, a partir das nossas realizações. É assim que se trabalha, produzindo e estimulando as artes. Esse é o jeito certo”, disse Fafá Rosado. Segundo a prefeita, a Escola de Artes é um avanço na nossa política de governo, direcionado novas ações para o setor da cultura mossoroense.
Pra não perde o habito de dizer que artista nunca ta satisfeito e aproveitando o espaço, ainda falta algumas ações no âmbito do Governo Estadual, apesar de ter sido apresentado a proposta da reforma do teatro Lauro Monte Filho, ainda não saiu do papel oficialmente, nem concretamente, mas, viva ! viva ! a escola de Artes de Mossoró.
Comentários
Postar um comentário