Eduardo Falcão recebe artistas! O debate foi estabelecido.

A Reunião com a classe artística de Mossoró aconteceu nesta segunda feira 08/05/2017 no centro administrativo da prefeitura, na plenária da reunião encontrava-se artistas de diversas áreas, grupos e coletivos artístico. 

O debate foi em torno do MCJ (Mossoró Cidade Junina), tema mais debatido, os artistas ouviram do secretario os encaminhamentos e os planos a ser executados dentro do plano de execução do projeto. 

O secretario Eduardo Falcão afirmou aos artistas que por motivo financeiro teve que enxugar o orçamento do MCJ devido a crise que o município passa, um dos pontos colocados e apresentado aos artistas foi o nome diretor teatral João Marcelino, escolhido para dirigir o espetaculo "Chuva de Bala no país de Mossoró", mantendo sua hegemonia em dirigir esse espetaculo, já perdi as contas de quantas vezes João dirigiu o chuva.

A pauta do conselho de políticas cultural do município de Mossoró foi questionada, tendo recebido do secretario a devida atenção e a palavra de encaminhar medidas para realização da conferência com a  sociedade civil no futuro bem próximo, fazer uma nova eleição, diante mão, foi pleiteada a possibilidade de adiar o prazo do conselho para que possa dar segmentos as pautas relacionada a cultura que estão pendentes. 

Os cargos da cultura foi outro ponto apresentado pelo secretario, alegando que a funcionalidade da secretaria dependem muito da estruturação desse organograma funcional administrativo e que estava para sair um JOM com os nomes das pessoas que irão contribuir com a gestão e suas respectivas nomeações dos cargos para a secretaria de cultura. Que de fato, aconteceu, foram 41 nomes para a pasta.

O que chamou atenção é a reunião se deter na sua máxima a discutir pautas do MCJ, as pautas que demandam um debate mais profundo como por exemplo a Lei de diretrizes orçamentaria que será aprovada e discutida pela câmara municipal de Mossoró direcionando as ações que devam receber orçamento do município para executar os projetos direcionado a cultura.

Foi pouco debatida pelos participantes, ficando apenas respaldado pelo secretario a importância de se debater a LDO, inclusive salientou a importância da vereadora Isolda Dantas em fazer o debate com os artistas.

Outro ponto será as licitações, o tramite direcionado a licitar a empresa que executara a mão de obra do projeto como infra estrutura e logísticas dos serviços a ser executado no MCJ ocorrera em breve, a parte artística terá os tramites do processo de inexigibilidade, ou seja o município contratara direto, sem passar pelos meios de licitatório.

É preciso, e sempre se faz necessário que o poder municipal seja transparente com esses processos de forma a esclarecer as contratações dos artistas, pois o dinheiro público será o carro chefe na execução do MCJ.

A reunião terminou com o comprometimento do secretario em se reunir com os setores artístico de forma direcionada a cada categoria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.