Primeira Caminhada Histórica e Cultural de Mossoró pretende reunir duas mil pessoas
Uma verdadeira aula de história ao ar livre. Com esta frase, o empresário Jarbas Filho resume o que esperar da primeira Caminhada Histórica de Mossoró - e Cultura, Passo a Passo. A iniciativa será realizada amanhã, 26, a partir das 15h, e pretende reunir mais de duas mil pessoas.
A concentração será na praça do Museu Jornalista Lauro da Escóssia, no centro da cidade. De lá, os participantes percorrerão 17 monumentos históricos que compõem o corredor cultural da cidade, até chegar à Estação das Artes Elizeu Ventania, onde o público será recepcionado com uma apresentação da Banda de Música Arthur Paraguai.
No percurso elaborado por quem mais conhece do assunto, o historiador Geraldo Maia, serão visitados o Museu Lauro da Escóssia, Loja Maçônica 24 de Junho, Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, Estátua da Liberdade, prédio da União Caixeiral.
Também serão visitados a praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência de Mossoró, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Elizeu Ventania.
Conforme Jarbas Filho, cada participante receberá um guia de 20 páginas, com as informações sobre os monumentos visitados em português e inglês. Além disso, o percurso será acompanhado pelo professor Sávio Marcellus, coordenador cultural do evento, que falará sobre a importância histórica que cada monumento tem para o município.
O empresário enfatiza que o evento tem múltiplos objetivos. "Além de proporcionar um resgate histórico-cultural, onde o participante poderá conhecer um pouco mais da história da cidade, o evento vai incentivar a prática do exercício físico, o gosto pela cidade e a valorização do patrimônio histórico", destaca.
A Caminhada Histórica de Mossoró é uma realização da Viva Promoções, empresa que já realiza a Caminhada Histórica de Natal há cinco anos. O evento está consolidado em Natal, já fazendo parte do calendário anual da cidade e a proposta é que a atividade também se torne tradição na capital do Oeste potiguar.
Prevendo o sucesso da iniciativa, Jarbas Filho já adianta os planos para os próximos eventos nos anos subsequentes. A proposta é incrementar a Caminhada com outras atividades, como o lançamento de uma revista história de Mossoró, um concurso histórico de fotografia e concurso de redação histórica do município.
Nos múltiplos objetivos da caminhada, descritos anteriormente por Jarbas, também encaixa a solidariedade. Isso porque, aliado ao exercício para o corpo e à mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para instituições de caridade de Mossoró, que serão trocados pelas camisetas do evento.
As camisas já estão sendo trocadas por dois quilos de alimentos não-perecíveis no Supermercado Cidade Alternativo. Os alimentos arrecadados serão doados na próxima segunda-feira, 28, à Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), Lar da Criança Pobre e Abrigo Amantino Câmara.
Os participantes da caminhada, identificados com a camiseta do evento, irão concorrer a uma viagem com acompanhante para o maior ponto histórico do país: o corredor cultural de Salvador, com direito a traslado e hospedagem. Também será sorteado entre os participantes, um final de semana no Hotel Thermas Resort.
Fonte: Jornal O mossoroense.
Comentários
Postar um comentário