Nota de falecimento

 Atraves do face da minha amiga a atriz Prazeres Barbosa fiquei sabendo do falecimento do diretor e ator Argemiro Pascoal homem de teatro do qual contribui significativamente para o desenvolvimento do teatro de caruaru. segue a nota abaixo.


Morre Argemiro Pascoal

Teatro de Luto
Referência, ele foi um dos fundadores do Teatro de Amadores de Caruaru

De acordo com informações repassadas pelo historiador Walmiré Dimeron, o teatrólogo Argemiro Pascoal morreu nesta sexta-feira (24) em Caruaru. Ainda não se tem informações sobre velório, nem sepultamento, que ainda estão sendo providenciados pela família. Argemiro Pascoal nasceu na
cidade de Bezerros, em 17 de junho de 1929. Iniciou suas atividades no teatro amador, em 1948, em sua cidade natal. Ao se mudar para Caruaru, fundou o Teatro de Amadores de Caruaru (TAC), assumindo as funções de ator, iluminador, assistente de direção de diversos espetáculos.

Em 1962, com sua mulher, Arary Marrocos Bezerra, fundou o Teatro Experimental de Arte (TEA). Em 1964, cria o Teatro da Universidade do Agreste (TUA). Entre 1954 e 1980, participou como ator dos elencos das três companhias. Em mais de 40 anos de carreira e mais de 50 espetáculos encenados, de clássicos como "Antígona", de Sófocles, ou "A via Sacra", de Ghéon, a textos mais experimentais como "Feira de Caruaru". Diante da dificuldade em decorar falas, decidiu arriscar-se na direção e, depois, lança-se à dramaturgia. Com mais de 15 peças escritas, algumas ainda inéditas, passou a ser o autor e diretor mais presente na história do TEA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.