Comprometimento

Não é difícil achar quem queira ser ator ou atriz, especialmente “famoso”. Difícil é encontrar “atores comprometidos”.


Muitos ainda acreditam que basta ter “talento” na hora de interpretar e pronto. Mero engano. Como em qualquer outra profissão, para se tornar um profissional, é preciso se comprometer, se preparar. É preciso respeitar o “ser ator”. Estar disposto a enfrentar horas de estudo, se comprometer com cada personagem (construção e desconstrução de personagens), se comprometer com os horários, se comprometer com os colegas de trabalho, se comprometer com a profissão escolhida, se comprometer com você mesmo e com o seu sonho.

Sem isso você não será um “ator profissional” e muito raramente conseguirá o respeito dos que lhe prestigia. Até que ponto você disposto a encarar esse desafio? Até que ponto você realmente está disposto a se COMPROMETER com a arte da interpretação?

Aproveito para compartilhar com você, um texto de Fernanda Montenegro.

Muito trabalho e força na sua caminhada.


Um abraço amigo

Jeam Pierre Kuhl

O Ator e Seu Ofício – Fernanda Montenegro


Quando um ator pára o ato teatral nada fica. A não ser a memória de quem o viu. E mesmo essa memória tem vida curta.É a perseverança da verdadeira vocação que vai definir o jogo verdadeiro do jogo mentiroso.O oposto do jogo mentiroso é o ofício da loucura criativa, da responsabilidade, do experimento, da conseqüência, da sensualidade, do humor.

Nosso ofício é lento, muito lento, desgastante, fugidio.A percepção do espaço teatral só se desvenda depois de um longo noviciado. Apanha-se todo dia. É uma profissão de absoluta solidão, onde “outro” é fundamental. Buscar o outro.Confundir-se com o outro. Somar com o outro.Somar com o outro num corpo só. Formando um só organismo, uma só respiração.

Penso que o nosso ofício não tem a condenação bíblica do trabalho. O suor do nosso rosto não é um castigo. Nosso ofício é a nossa festa.Há uma famosa frase de que não há nada pior para uma revolução do que um revolucionário mal preparado. Esse preparo tem que ser orgânico, sem divisões ou subdivisões.Sejam totalmente dedicados, mas não confinados. Repito: Busquem a individualidade, não o individualismo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.