Dramaturgo lança coletânea de textos

Vá ao teatro e leia o livro. O dramaturgo e escritor Júnior Dalberto  juntou suas duas paixões e profissões no mesmo pacote para apresentar ao público infantil.

foi nesta ultima sexta feira o lançamento do livro "O teatro mágico de Júnior Dalberto", será apresentado o espetáculo "Titina e a fada dos sonhos", às 16h, no Teatro Alberto Maranhão. A peça e o livro fazem parte do projeto Tecendo Arte, aprovado pela Lei Câmara Cascudo, para estimular o gosto pela leitura e pelo teatro entre os pequenos. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis na bilheteria do teatro a partir das 14h.

"O teatro mágico", o livro, é uma coletânea de cinco textos teatrais escritos por Júnior Dalberto: "Na trilha da caveira que ri", "O labirinto do Minotauro", "Pinóquio e o circo", "Titina e fada dos sonhos", e "O robô maluqinho" - este último, levou o autor a concorrer a um prêmio de teatro no Rio de Janeiro, nos anos 80. O livro também conta com uma intenção abertamente didática.

"A coletânea permite aos professores e alunos fazerem suas próprias montagens das peças dentro das escolas. São textos divertidos, de linguagem fácil e dinâmica, e recheados de informações", explica Dalberto. O autor afirma que, com "O teatro mágico", pôde mostrar o gosto que tem por contar boas histórias, desta vez voltadas para o público infantil. "Eu gosto de escrever, de contar histórias para qualquer tipo de público. Não tenho a intenção de me dedicar a escrever só para crianças, mas essa foi uma boa oportunidade de passar para elas o que eu já fiz", afirma.

Já "Titina e a fada dos sonhos", o espetáculo baseado no conto que Dalberto escreveu há mais de um ano, é uma amostra colorida, musical e dinâmica daquilo que o autor escreve. "Os atores são pessoas jovens, bailarinos, que cantam e dançam de verdade. A peça tem todo o clima que eu pensei para o texto", diz o autor. A direção da peça ficou a cargo da coreógrafa Diana Fontes. Cerca de mil exemplares do livro serão distribuídos durante a temporada do espetáculo, que também será estendida até o interior do Estado. Serão oito apresentações.

"Titina e a fada dos sonhos" conta a história de uma menina por demais curiosa, que quer saber de tudo. Ao lado dela estão as personagens Tio Beto, Príncipe, Saci, Bicho Papão e a Fada dos Sonhos. "Titina é uma criança muito questionadora, perguntar é sua paixão, quer saber de tudo, de onde vem, para onde vai, como foi feito, para que serve, etc., e haja paciência", disse o Tio Beto sobre a menina. Júnior Dalberto confirma que a personagem é inspirada na atriz Titina Medeiros. "Ela é minha amiga há anos, e dediquei minha Titina a ela há bastante tempo, muito antes do sucesso na novela 'Cheias de Charme'. Sempre foi um hábito meu homenagear meus amigos nos personagens", conclui.




Fonte : Tribuna do norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noticias do cangaço!!!

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski