O ADEUS AO MESTRE...

Karla Viegas

reprodução
Gonzaga Chimbinho, faleceu na noite do último sábado, 2 de março, vítima de um câncer.
Mossoró está de luto desde a noite do último sábado, dia 2 março. Em especial, a cultura mossoroense, que perdeu um de seus ícones: Antônio Gonzaga Chimbinho.

Vítima de um câncer, Gonzaga descobriu a doença ainda quando era presidente da Fundação de Cultura de Mossoró. Após a descoberta, Chimbinho iniciou uma constante luta contra a doença, que durou mais de cinco anos. 

Mesmo com tratamentos, a doença continuou evoluindo e o quadro se agravou no final de 2012. A partir daí, de acordo com os médicos, a situação tornou-se irreversível. E, na noite de sábado, 2, Chimbinho não resistiu e morreu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Natal Center, em Natal, onde estava internado há dias.

VELÓRIO 


Em Mossoró, comoção e homenagens, marcaram o velório de Gonzaga Chimbinho. Realizado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, durante todo o domingo, 3, a Casa ficou tomada de familiares, amigos, autoridades e populares.

Mas, foi durante o percurso, entre o Teatro e Cemitério São Sebastião, onde aconteceu um dos momentos maior comoção. Acostumado a frequentar a Estação das Artes Eliseu Ventania, Chimbinho, passou por lá pela última vez. E, foi sepultado.

CHIMBINHO


Antônio Gonzaga Chimbinho construiu história vitoriosa em Mossoró. Foi reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na época Furrn, e foi presidente por 12 anos da Fundação Municipal de Cultura.

Foi na sua gestão que a então prefeita Rosalba Ciarlini (DEM) criou o Mossoró Cidade Junina e o Auto da Liberdade, eventos que colocaram Mossoró na agenda cultural do País.

Por tudo o que fez pela cultura, Mossoró rendeu homenagem em 2012, na abertura do Mossoró Cidade Junina.

Na política, Gonzaga Chimbinho chegou a ser cogitado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e de vice-prefeito de Mossoró, mas a sua marca ficou registrada ao conseguir eleger o cunhado Antônio Capistano deputado estadual.

Chimbinho era empresário do setor de livros e materiais didáticos. É fundador da Livraria Independência, bem como equipamentos para escritório (loja Escrita).

Governadora lamenta morte do ex-reitor da UERN Gonzaga Chimbinho

Gonzaga Chimbinho cumpriu de forma exemplar sua vida como empresário e educador. Teve posição muito importante na construção do novo conceito da cultura mossoroense. Imprimiu a marca da sua inteligência como Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e nos eventos culturais da cidade, como presidente da Fundação Municipal de Cultura.

De boa convivência, sempre foi extremamente comprometido com seu trabalho. Exemplo de lealdade, perseverança e superação, mesmo nos momentos mais críticos da doença nunca perdeu a fé e o interesse pelos assuntos do nosso Estado. 

É uma morte que deixa o RN triste. Sinto a dor da perda de um amigo muito querido. Aos familiares, as minhas condolências.

Fonte/; Correio da tarde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.