OTarará estreia espetáculo em Mossoró.


O Pessoal do Tarará estreia espetáculo em Mossoró no próximo domingo

O Pessoal do Tarará estreia o seu mais novo espetáculo, Aurora Boreal (ou Casca de Noz), em Mossoró, no próximo domingo, 24 de março, abrindo a programação alusiva ao Dia Internacional do Teatro (dia 27), no município. A apresentação acontecerá na Escola de Artes de Mossoró, às 19h, e acontecerá com entrada franca. Na ocasião, o grupo estreará, em Mossoró, este espetáculo que ganhou o ‘Prêmio Fomento à produção de bens e serviços culturais’, da Prefeitura de Mossoró, numa concorrência pública, através de edital.

Como vencedor do Prêmio Fomento, O Pessoal do Tarará, além desta estreia na Escola de Artes, fará, a partir de abril, outras apresentações em espaços do município, pelos bairros mossoroenses. “Temos responsabilidade quando recebemos recursos públicos, e queremos que a nossa arte chegue ao público, principalmente às pessoas que estão mais afastadas, numa forma de descentralizar”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Aurora Boreal é um espetáculo que já cumpriu algumas temporadas em outras cidades brasileiras (Natal-RN, Fortaleza-CE, João Pessoa-PB, Teresina-PI, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo-SP) mas que ainda não havia estreado em Mossoró. Este trabalho, quando apresentado no Festival Nacional Ana Maria Rêgo, em Teresina, conquistou os prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Figurino e Melhor Iluminação. “Estamos felizes por finalmente podermos apresentar este novo trabalho em nossa terra, para que os nossos amigos, nosso público, vejam este trabalho, que é feito com muito carinho, e que julgamos ser de importância tremenda para a nossa sociedade”, afirma Dionízio do Apodi.

AURORA BOREAL - É um texto de Dionízio do Apodi, que atua e assina a direção do espetáculo. Um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava. Trabalho onde O Pessoal do Tarará investe em uma dramaturgia própria, mas com o espetáculo influenciado pelo Teatro Pobre de Grotowski, e parte dele, quando o mesmo diz que “no teatro, que tudo saia do ator”. Nesta montagem o grupo experimenta isso. Não há qualquer muleta, qualquer efeito, a não ser a presença do próprio ator.

“Este é um espetáculo reduzido ao seu mínimo denominador comum: um ator, uma cadeira e nada mais. Um show de performance do ator, que apresenta um bom domínio técnico em toda a escala do corpo, com ritmo sob absoluto controle, quando o ator conduz a percepção do público para o ponto onde ele deseja, criando sonoridades as mais diversas, indo da fala ao canto e a fala, executando uma partitura sonora com excelente resultado, demonstrando que o corpo do ator é mais do que um corpo civil representando algo ou alguém ou alguma coisa. Por esse caminho, o corpo é a própria obra de arte, dançando atoralmente o seu ritmo e a sua projeção no espaço”, escreveu o encenador, dramaturgo e crítico de teatro, Paulo Vieira, após assistir Aurora Boreal em João Pessoa.

“O intérprete é apaixonante, a(s) personagem(ns) cativante(s), a lingüística proposicionada exala teatro vivo e de inteireza cênica para todo entendedor, sem brechas ou ruídos na comunicação. A dramaturgia brinca de felicidade, enquanto perpassa conflitos do homem dividido entre a escolha da fé, ou da esperança no amor de uma mulher.Também reflete ações que deslizem do convencional para abraçar sentimentos liberados das obrigações cotidianas, fugir do inconsciente coletivo de senso comum das amarras sociais (im)postas”, escreveu o ator, radialista, formado em letras, estudante de jornalismo – UFPI, Maneco Nascimento, após assistir ao espetáculo em Teresina.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – O público está convidado para chegar mais cedo, no domingo, para poder apreciar, antes do espetáculo Aurora Boreal (que começa às 19h), uma exposição fotográfica que retrata momentos dos espetáculos d´O Pessoal do Tarará, que marcam os 10 anos de trajetória ininterrupta.

SERVIÇO:

Aurora Boreal (ou Casca de Noz)

Duração: 55 minutos

Classificação etária: 14 anos

Escola de Artes de Mossoró (Avenida Alberto Maranhão – ao lado do Ginásio Municipal)

Domingo, 24 de março às 19h

Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.