Ele é um espoleta (Foto: Felipe Monteiro/TV Globo) Serelepe – guardem esse nome. Ele é um menino que não tem pai, nem mãe e vive livre pelos campos da Vila de Santa Fé, na próxima novela das seis, Meu Pedacinho de Chão. Alegre e bagunceiro, ele promete divertir e emocionar o público com suas aventuras. O responsável por dar vida a esse personagem tão especial é o ator estreante Tomás Sampaio, de 11 anos. Novato na telinha, mas com a arte no sangue. Tomás é filho de mãe acrobata, Érica, e pai palhaço, o ator Fernando Sampaio, que viverá o personagem Marimbondo na trama. A primeira vez em que o menino se apresentou sob a lona, foi aos sete meses, sendo carregado pelo pai. Linha do trem corta a cidade (Foto: Divulgação/TV Globo) Serelepe da ficção, Tomás adora andar de bicicleta, fazer aula de equitação, ir à praia, tocar violão, piano, jogar videogame. Mas a linhagem circense rendeu ao menino habilidades incomuns. “Treinei acrobacia a vida inteira no circo”, conta Tom...
Não é difícil achar quem queira ser ator ou atriz, especialmente “famoso”. Difícil é encontrar “atores comprometidos”. Muitos ainda acreditam que basta ter “talento” na hora de interpretar e pronto. Mero engano. Como em qualquer outra profissão, para se tornar um profissional, é preciso se comprometer, se preparar. É preciso respeitar o “ser ator”. Estar disposto a enfrentar horas de estudo, se comprometer com cada personagem (construção e desconstrução de personagens), se comprometer com os horários, se comprometer com os colegas de trabalho, se comprometer com a profissão escolhida, se comprometer com você mesmo e com o seu sonho. Sem isso você não será um “ator profissional” e muito raramente conseguirá o respeito dos que lhe prestigia. Até que ponto você disposto a encarar esse desafio? Até que ponto você realmente está disposto a se COMPROMETER com a arte da interpretação? Aproveito para compartilhar com você, um texto de Fernanda Montenegro. Muito trabalho e força na sua...
Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski Texto: Cristina Tolentino Quando Grotowski entrou em contato com o mundo do teatro, compreendeu que o ator que buscava, o ator que considerava absolutamente necessário para realizar seu projeto, teria que romper, em primeiro lugar, com este círculo perverso ensaios-espetáculos. Este círculo, segundo ele, encerra o ator desde o começo de sua carreira em uma rotina sufocante que chamam de "profissão" e apaga suas aspirações criativas. Portanto, o primeiro objetivo de Grotowski ao criar o Teatro das 13 Filas foi diminuir o ritmo dos preparativos para o espetáculo; reservar cada vez mais tempo para os ensaios; deixar mais tempo livre para o treinamento. Grotowski buscou desde o início do seu trabalho um espaço pedagógico, uma escola, um laboratório, um lugar em que o ator pudesse adquirir, conservar e aperfeiçoar os elementos ético-técnicos indispensáveis para sua atividade criativa. Dentro dessa perspecti...
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