Representante do Movimento Ventania explica discussão em torno de espetáculo


Representante do Movimento Ventania explica discussão em torno de espetáculo

Nos últimos dias algumas notícias sobre o Chuva de Bala têm tomado as redes sociais com dois grupos que divergem em alguns pontos em relação ao espetáculo. Um dos integrantes do Movimento Ventania, o diretor artístico da Companhia Escarcéu de Teatro, Nonato Santos, esclarece o que o movimento propõe para o Chuva de Bala e a cultura em Mossoró.

Foto: Carlos Costa


De acordo com Nonato Santos, uma das principais reivindicações do grupo é a democratização do acesso as produções e os bens culturais. “Nós constatamos que a acessibilidade das produções em nossa cidade é muito centralizada no corredor cultural. Nós achamos o espaço interessante, mas as pessoas que moram longe deste espaço, e não tem como se deslocar até lá, também deve ter acesso a cultura”.

Nonato enfatiza que o estopim para toda essa discussão é o acesso de todos os grupos teatrais para que possam participar na execução, produção e elaboração dos grandes eventos culturais no município.

“Nós propomos que os grandes eventos culturais de Mossoró tenham a participação de grupos teatrais do município como ocorreu em 2013, no Auto da Liberdade, onde os grupos tiveram espaço para mostrar o seu trabalho e a população sinalizou positivamente para esta ideia”.

Foto: Carlos Costa


Para um dos representantes do Ventania, um mesmo grupo domina os eventos culturais na cidade em 10 anos e isso não favorece a população, pois o dinheiro que é investido nestes espetáculo é público e deveria haver uma fiscalização destes recursos. “Há dez anos um determinado grupinho vem fazendo a mesma coisa onde a maioria da população não tem acesso ao que é discutido para estes eventos”, revela Nonato Santos.

A justificativa apresentada pelo poder público não convenceu Nonato Santos que enfatizou que o grupo já tinha um projeto da mudança do formato do espetáculo. “O que foi dito para nós é que não haveria tempo hábil para haver mudanças e não conseguimos entregar esse projeto, pois o mesmo foi reprovado por antecipação”.

Sobre a possibilidade dos dois grupos que atualmente divergem em alguns pontos relativos aos eventos culturais promovidos pelo poder público municipal se unir para desenvolver atividades no futuro, Nonato Santos, disse que o Movimento Ventania não vai se opor e que caminhará junto com estes artistas que usaram redes sociais para dizer que não são representados pelo movimento.

“Não haverá nenhum problema em nos juntarmos para a melhoria da cultura na cidade. O Movimento Ventania quer o melhor para a cultura mossoroense. Mesmo eles dizendo que nós somos contra ao Chuva de Bala, o que não é verdade, nós só queremos o bem da cultura no município. A nossa reivindicação é que o espetáculo Chuva de Bala seja mais democrático”.

Em relação a mudanças para 2015, Nonato Santos, acredita que possa haver e que o grupo continuará lutando por melhorias e a democratização da cultura em Mossoró.

Fonte : Jornal de fato / Por :Edinaldo Moreno/Da redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.