Batucada Feminista organiza “Beco dos Artistas” com intervenção cultural no próximo sábado Publicado em 20 de Julho de 2014 : por Redação
Batucada Feminista participará da programaçãoSerá realizada no próximo sábado (26), a partir das 17h, uma intervenção cultural da Batucada Feminista da Marcha Mundial das Mulheres, que em Mossoró tem apoio do Centro Feminista 8 de Março (CF8). O evento, que acontece no "Beco dos Artistas", tem como objetivo discutir, usando arte e música, a difusão de espaços culturais para as mulheres, e o combate do machismo também na cena alternativa da cidade.
Na oportunidade, duas bandas se apresentarão, mostrando um pouco do talento de mulheres que se destacam no meio musical. Com a animação de uma banda pé de serra improvisada, que fará um "arraiá' improvisado, da banda Som da Vida, as feministas pretendem ampliar o debate acerca da violência e opressão na esfera cultural da cidade. Ainda haverá apresentação da Dj Andreza Ohana, formação de quadrilha improvisada e cortejo com a Batucada Feminista.
Após as atrações, o palco será aberto para que todas as mulheres possam ir à frente cantar e recitar poesias. Segundo as ativistas sociais, hoje existe uma necessidade muito grande da ocupação de espaços pelas mulheres.
Elas comentam que o "Beco dos Artistas" (situado na travessa Martins de Vasconcelos, ao lado do edifício União de Artistas), que é um dos locais mais alternativos da cidade, ainda reproduz alguns valores machistas, e que é preciso democratizar estes espaços com a mesma intensidade em que a sociedade precisa ser democratizada.
"Em algumas edições do "beco" era muito complicado para nós, mulheres, irmos à frente, cantar ou recitar poesias, já que sempre há um homem que nos impede de fazer isto. Ou então, quando conseguimos, sempre há quem fique nos apressando, pedindo para concluirmos logo a nossa fala", comenta Bruna Rodrigues, que compõe a Batucada Feminista da Marcha Mundial das Mulheres.
Plebiscito popular ganha espaço na intervenção
Durante a intervenção feminista no Beco dos Artistas, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva ganhará um espaço especial. A pauta , que trata da reforma na Constituição brasileira através de um plebiscito, é uma das maiores preocupações de diversos movimentos sociais brasileiros em 2014.
"A intervenção feminista trará também como pauta o plebiscito popular pela Constituinte e a participação das mulheres na política. Faremos o 'Arraiá da Constituinte: a voz das mulheres na política', onde a batucada debaterá acerca da importância de pressionar o Estado por uma Constituição exclusiva, onde haja mais representação da classe trabalhadora, mulheres, negros e negras, povos tradicionais, LGBTS na política", comenta Camila Paula Silvestre, que compõe a Batucada Feminista e uma das organizadoras do evento.
Fonte: caderno universo/jornal o mossoroense
Comentários
Postar um comentário