Projeto "Esquina do saber, Periferia em Movimento"

Projeto esquina do saber

Ontem fui assistir pela 1 vez o projeto esquina do saber idealizado e produzido pelo artista e amigo Genildo Costa, compromissos anteriores me impediram de poder prestigiar o projeto antes. 

Fiquei muito feliz e emocionado de ver tanta coisa boa, artistas, compositores, artes plásticas, um emaranhado de artes se complementando numa junção de diversos gêneros da arte, um exemplo de cidadania, de solidariedade e, de democratização da arte para com a comunidade periférica acostumada a viver regrada a falta de bons projetos.

Esquina do saber não é só um bom projeto é um senhor projeto que tende a crescer muito mais, pois, é notória essa expansão, um feito maravilhoso quando se trata de pouca verba enxertada no projeto. 

A secretaria de cultura Isolda Dantas junto com a empresa Halliburton foram extremamente importante para que esse projeto fosse executado, condições mínimas mais que somado a muita força de vontade resultou num trabalho de expressividade grandiosa, fiquei feliz e muito esperançoso em ver artistas como José Ribamar, Toinho pirulito, Zelito Coringa, escravo, Guido, Raimundinho, Antônio Francisco, savana, Marcelo Moraes, Ligia, Naide e tantos outros somando e contribuindo com sua arte. E o mais importante, o projeto é didático, fazendo com que o público tenha informações  histórica dos artistas da região, como foi o caso do trio Mossoró, muito bem sistematizado pelo nosso amigo cangaceiro Kildemir Dantas. O púbico se sentiu em “casa” sentado nas cadeiras de plástico numa extensão da calçada da casa do poeta Antônio Francisco, talvez essa seja o grande trunfo do projeto, colocar o público bem perto dos artistas como numa conversa de calçada. Essa reflexão se faz necessária para entendermos que podemos fazer muito, com tão pouco, basta somar um pouco de vontade com perseverança e muita união.

Que esse projeto sirva de exemplo e determinação para tantos artistas que sonha em realizar seus projetos, que bom que a secretaria esta aberta e sensível aos pequenos produtores, vivemos uma nova era na nossa cultura, mais uma vez parabenizo a secretaria de cultura Isolda Danta e a Genildo Costa com toda sua equipe, juntamente com os todos os apoiadores e artistas que construíram com esse projeto. que sirva de exemplo e que inspire muitos outros para que a nossa cultura seja enaltecida e que possa chegar na camadas mais inacessíveis possíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jerzy Grotowski - e o ator performer. O Ator para Grotowski

Meu encontro com o Mestre Luiz Campos.